1 Chinês estuda aproximar asteroide da Terra 09.09.11 9:33
EduardoWenes ツ
Fundador
Cientistas chineses divulgam um trabalho no qual avaliam a possibilidade de trazer um asteroide ou meteoro para a órbita da Terra.
Os pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim, especulam sobre os possíveis benefícios de, temporariamente, alterar a órbita de um corpo celeste para que ele fique preso no campo gravitacional do planeta.
A inspiração partiu de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, um gigante gasoso que, de tempos em tempos, captura pequenos corpos em sua órbita que depois acabam sendo mandando de volta ao espaço.
Os pesquisadores alegam que seria possível fazer o mesmo com vários dos chamados Objetos Próximos da Terra (NEOs). No caso, nenhum deles poderia entrar em órbita naturalmente com nosso planeta, mas, com uma pequena intervenção, se aproximariam o suficiente para serem captados pelo campo gravitacional da Terra.
O objeto proposto é um meteoro pequeno chamado 2008EA9, com 10 metros de diâmetro e que passará próximo de nós em 2049. A vantagem, segundo os pesquisadores, seria poder estudar de perto o corpo por alguns anos antes de tirá-lo da órbita terrestre. Seria possível, inclusive, usar o meteoro para mineração.
O trabalho é apenas teórico, mas fica a torcida para que nenhum erro de cálculo aproxime demais o objeto da Terra...